Em reunião com profissionais da saúde, Dandara debate suas propostas para a cidade

7/08/2024

Na noite desta terça-feira, 06 de agosto, a candidata a prefeita de Uberlândia Dandara participou de reunião com profissionais da saúde.

A candidata iniciou o diálogo pontuando que a saúde é um dos temais mais recorrentes em suas conversas com o povo da cidade: as UAIs lotadas, os exames e cirurgias atrasados, os trabalhadores não valorizados, são diversos os problemas.

“Temos como principais propostas para a saúde a implementação de serviço pré-clínico, a criação do Centro Municipal de Exames, a ampliação da equipe de saúde local e saúde da família, o devido cuidado com a saúde mental, a implantação do SAMU, a transformação das UAIs em centros de especialidades. Essas são algumas das nossas propostas prioritárias”, declara.

Os/as profissionais presentes elencaram significativas questões acerca da situação da saúde, como os interesses econômicos que orientam as decisões da prefeitura, a priorização das organizações sociais na gestão da saúde e a ausência de prontuários que unifiquem os atendimentos das diversas unidades de saúde.

Fica evidente que existe, ainda, um problema de comunicação entre as unidades de saúde e os pacientes. “Atualmente a prefeitura terceiriza um serviço de telemarketing que não avisa os pacientes sobre as consultas em tempo hábil. Sobretudo os idosos, não conseguem acessar as informações com agilidade na internet, e a prefeitura tem ignorado isso”, conta André Vitorino, psicólogo.

Os/as profissionais apresentaram, também, a reflexão de que a promoção da saúde não se dá apenas pelo sistema de saúde. Faz-se necessária a criação de territórios saudáveis para promover a saúde da população: boa educação, transporte público eficiente, infraestrutura de qualidade, e assim por diante.

“Aumentar as equipes de saúde da família significa aumentar o acesso à saúde, quantitativamente e qualitativamente. As pessoas da periferia, na maioria dos casos, não têm acesso a um hospital, por exemplo, e essas equipes e as unidades básicas de saúde é que são a referência para esta população”, declara Sebastião Elias, enfermeiro.

O encontro possibilitou um aprofundamento das questões em torno da saúde pública municipal, pois Dandara dialogou com profissionais que estão na linha de frente dos atendimentos em Uberlândia, lidando com os reais problemas e anseios da população.