Peter Kurz foi eleito, em 2021, o melhor prefeito do mundo. Mannheim é a segunda maior cidade no estado alemão de Baden-Württemberg
A deputada federal Dandara (PT/MG) e pré-candidata a Prefeita de Uberlândia participou, nesta segunda-feira (1), em São Paulo, a convite da Fundação Friedrich Ebert Brasil, de um encontro com o ex-prefeito de Mannheim, Peter Kurz, conhecido por suas realizações inovadoras e sustentáveis para ampliar a transparência e implementar boa governança e participação popular nas decisões de sua gestão.
“Como projetar nossa cidade para o futuro? É para ter resposta para essa pergunta que, além de fazer rodada nos bairros da nossa cidade, construindo espaços de escuta ativa junto à nossa população, estou participando de diferentes intercâmbios com gestores, ex-prefeitos e especialistas em planejamento urbano e desenvolvimento econômico. Mannheim é uma cidade de médio porte, assim como Uberlândia. Essa troca de experiência vai contribuir muito para que possamos desenhar um plano de governo que coloque a tecnologia no centro e a favor da inclusão, da sustentabilidade e da participação social”, apontou Dandara.
Peter Kurz foi eleito, em 2021, o melhor prefeito do mundo (2021 World Mayor Prize/Fundação City Mayors) pelo reconhecimento de lideranças que tiveram destaque nas ações de combate à COVID-19 e que, desde então, têm trabalhado para tornar as suas cidades mais resilientes do ponto de vista econômico, estrutural, social e ambiental. Ele esteve à frente da gestão da cidade por 16 anos (2007 a 2023) e é um político alemão filiado ao Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD). “Estou convencido de que podemos aprender uns com os outros, de que as cidades têm que se preparar para enfrentar de forma conjunta os desafios comuns do nosso planeta e é por isso que estou muito feliz que hoje pude conhecer uma jovem política comprometida e muito promissora e que está no caminho de ser uma prefeita excepcional”, apontou.
Dentre os principais projetos desenvolvidos sob a gestão de Peter Kutz, em Mannheim, está a chamada “Internet da Energia”. A cidade conseguiu conectar todos os lares na cidade por meio de uma rede de energia inteligente. Isto permitiu que os consumidores adaptassem as suas necessidades energéticas de forma automática à geração atual proveniente do vento e do sol. Além disso, destaca-se o desenvolvimento de ônibus elétricos com a implementação de carregamento sem fio, projetos de cooperação com universidades para criação de clusters de especialistas para tornar mais eficiente a oferta da saúde pública, modelos de mobilidade sustentável com bairros residenciais inteligentes e com iniciativas de jardinagem urbana para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Também a implementação do Portal de Dados Abertos, que disponibiliza para a população dados de acesso gratuito para ter informações úteis como ciclovias, coleta de lixo e dados em tempo real do transporte público.