Nesse sábado, 06 de abril, aconteceu a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Educação. O evento contou com a presença de profissionais da educação, gestores dos órgãos e dos setores pedagógicos da cidade, incluindo os líderes de movimentos sociais e protagonistas políticos e ativistas sociais ligados ao prioritário tema da educação. A reunião também contou com a presença da deputada federal Dandara.
O Prof. Eduardo Danilo Ribeiro, Inspetor da Secretaria Regional, definiu os eixos temáticos em 9 prioridades para discussão desde a Educação infantil à Educação Especial, passando pelo Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Valorização dos Profissionais da Educação, Educação do Campo, Sistema Municipal de Educação, Gestão Democrática na Educação e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“A participação coletiva, inclusive furando a “bolha ativista – fazendo a busca ativa do diagnóstico nos estudos acadêmicos e estatísticos e nos territórios, é essencial para trazer a educação para nossa gente!” disse o inspetor.
Carlos Vieira, professor e analista pedagógico, retratou o conceito participativo e da criação coletiva do Planejamento do Programa. “Temas transversais devem permear todos os subgrupos do Programa de Governo, como a educação para a cidadania e a educação inclusiva, segurança alimentar nas escolas, desde que tudo seja permeado pela exequibilidade e realidade orçamentária!”.
Wilma Ferreira, uma das coordenadoras do Programa de Governo apontou também que “o Plano e o programa contam com a experiência e com a participação de todos que fazem educação. Constroem um do sonho, que idealizado junto, vira realidade!”.
“Levantar os problemas e propor soluções inovadoras, simples e justas, para a gente que estuda e trabalha na nossa cidade. Não queremos apenas expor os problemas, que todos conhecem. Queremos ter o projeto mais robusto, exequível e mais viável para a educação – nossa obstinada prioridade! Construir uma educação de qualidade pública e popular, laica, com gestão democrática, inclusiva feita por gente nossa, de Uberlândia, pra toda a nossa própria gente” disse Dandara, pedagoga, professora concursada do município e deputada federal.